O BNDES Garagem anunciou nesta quinta-feira, 21, 79 projetos selecionados para participarem do programa de Criação e Aceleração de empresas.

Ao todo, mais de 5 mil candidaturas de todos os estados do País e do Distrito Federal foram inscritas na primeira fase do BNDES Garagem, sendo que 2.271 inscrições foram em Aceleração, e outras 2.785 em Criação.

Ao todo, foram selecionados 49 projetos para o módulo Criação. Neste caso, o programa visa transformar ideias em empresas, com o desenvolvimento de um Produto Mínimo Viável (MVP, na sigla em inglês), e/ou ajudar startups que já tenham produto com sua validação no mercado, primeiras vendas e a possibilidade de iniciarem um ciclo de aceleração. O módulo vai de 8 de maio a 27 de setembro.

Já para o módulo Aceleração foram escolhidas 30 startups. Neste caso, são empresas já em operação e o projeto tem como objetivo gerar negócios com potenciais clientes e crescimento acelerado da empresa. O módulo começa no dia 8 de abril e irá até 27 de setembro.

Os temas das startups selecionadas contemplam aqueles de interesse do Banco de Desenvolvimento: saúde, bem-estar, sustentabilidade social e ambiental, economia criativa, segurança, fintechs, educação, IoT e blockchain, entre outros setores.

Os selecionados contarão com estrutura física, apoio tecnológico, administrativo, jurídico, contábil e de comunicação para desenvolver seus projetos. Profissionais experientes irão acompanhar e compartilhar experiências e conhecimentos.

O BNDES Garagem conta com a parceria da Wayra, hub de inovação aberta da Vivo no Brasil e Telefónica no mundo, e da Liga Ventures, aceleradora focada em unir startups e grandes corporações no País.

O sucesso da empreitada fez o BNDES desenvolver uma plataforma para dar suporte aos selecionados, mas também a 279 candidaturas de aceleração maduras, mas que não foram contempladas no grupo selecionado para a primeira fase do Garagem.