Logo da Libra, a criptomoeda desenvolvida por Facebook

O Facebook anunciou recentemente uma reestruturação em seu projeto de criptomoeda, a Libra. A proposta é reduzir as expectativas para que os reguladores globais aceitem mais rapidamente o projeto, uma vez que a Libra causou polêmica mundo afora e um forte escrutínio regulatório. No momento, a Libra se concentrará na criação de uma rede de pagamento mais tradicional, e oferecerá versões digitais das moedas dos governos, apoiadas em seu valor em dinheiro, não muito diferente dos dólares digitais em uma conta PayPal. Embora a Libra também tenha uma moeda apoiada por várias outras nacionais, mas isso será menos proeminente, analisa a reportagem do New York Times.

Membros da Libra Association, grupo suíço criado pelo Facebook para supervisionar o projeto, disseram que as mudanças foram uma resposta às diversas manifestações globais de oposição à criptomoeda.

A Associação Libra iniciou o processo para obter aprovação regulatória da Autoridade Supervisora de Mercados Financeiros da Suíça para a rede de pagamento. Para garantir que as autoridades de todo o mundo estejam a bordo, contribuições de bancos centrais e outros órgãos reguladores financeiros em todo o mundo serão consideradas no processo de licenciamento.

A ideia era lançar a plataforma no início de 2020, mas, com os atrasos, isso deve acontecer somente no fim deste ano.

Dante Disparte, vice-presidente e chefe de políticas públicas da Libra Association, acredita que, da maneira como está desenhada, a solução será melhor recebida pelas autoridades de todo o mundo.

Na segunda-feira passada, 20, em seu Twitter, a Associação Libra anunciou a entrada de Heifer International, ONG que trabalha para a erradicação da pobreza a partir do desenvolvimento sustentável.

Várias criptomoedas

Em Twtter, a Associação anunciou uma nova versão de white papper

Em um novo White Paper, a Associação Libra explica a decisão de trabalhar com diversas moedas de vários países. A ideia é facilitar o comércio local.

A associação também abandonou os planos de Libra adotar arquitetura aberta. Tal projeto levou a preocupações generalizadas de que terroristas poderiam usar a criptomoeda. O projeto capitaneado por Facebook agora será um sistema fechado no qual apenas os parceiros com a aprovação da associação poderão construir infraestrutura, como carteiras para as moedas.