A carteira digital da criptomoeda Libra, idealizada para armazenar e trocar moedas digitais, antes chamada de Calibra, passa a se chamar Novi. O novo nome foi inspirado nas palavras latinas “novus” para “novo” e “via” para “caminho”. A identidade visual e o design da Novi representam o movimento fluido das moedas digitais. Também foi incluído um aceno ao ícone Libra no logotipo da marca.

A wallet Novi será um aplicativo independente, mas poderá ser usada no Messenger e no WhatsApp. Não haverá cobranças ocultas para adicionar, enviar, receber ou sacar dinheiro e suas transferências chegarão instantaneamente. Todos os clientes da Novi serão identificados por meio de ID emitida pelo governo e as proteções contra fraudes serão incorporadas em todo o aplicativo.

A ideia da Associação Libra, entidade que administra a iniciativa elaborada pelo Facebook, é introduzir uma versão inicial da carteira digital quando a rede Libra estiver disponível. De acordo com o comunicado da rede social, Libra e sua carteira serão lançados em um conjunto inicial de países ainda não divulgados.

O histórico

Lançada em junho de 2019, Libra tinha, então, uma associação com 28 empresas relevantes para o mercado. Porém, no mesmo mês, o Senado dos Estados Unidos convocou o Facebook para prestar esclarecimentos a respeito dessa criptomoeda que estava sendo desenhada.

As incertezas do projeto e os governos de vários países do mundo preocupados com o futuro de suas próprias moedas físicas fizeram com que, em outubro, as empresas começassem a se desligar do projeto. O primeiro a pular fora do barco, ou seja, da Associação Libra, foi o PayPal. No mesmo mês Mastercard, Visa, Ebay, Stripe, Mercado Pago e Booking Holdings seguiram o mesmo caminho. E já no início deste ano, pouco depois de Vodafone anunciar sua saída, a Shopify entrou na Associação.

Em dezembro, o próprio Facebook reconheceu que o lançamento previsto para junho era incerto. De acordo com o consultor geral do processador de pagamentos PayU, e um dos membros da Associação Libra, Patrick Ellis, o escopo da implementação da criptomoeda depende de conversas com reguladores.

Em abril, em um dos últimos capítulos de Libra, por conta da pressão regulatória, o Facebook anunciou uma série de mudanças no projeto para simplificá-lo.