Diem, Facebook; Libra; Associação Diem; criptomoeda

Home do site do projeto Diem, encabeçado por Facebook

A criptomoeda do Facebook, Libra, mudou de nome e passa a se chamar Diem. A mudança, anunciada no site da Associação Diem (ex-Associação Libra), chega junto com a contratação de novos executivos, uma estratégia para demonstrar sua independência organizacional e, com isso, conseguir as tão almejadas aprovações regulatórias para o seu lançamento. E, de acordo com o site da Bloomberg, sua moeda virtual se chamará Diem Dollar.

Com a equipe renovada, a Associação Diem foca agora em deixar a tecnologia e o operacional prontos para seu lançamento. No entanto, a associação se comprometeu a prosseguir apenas após receber a aprovação regulamentar, incluindo uma licença de sistemas de pagamento para a subsidiária operacional da Associação da Autoridade Suíça de Supervisão do Mercado Financeiro (FINMA, na sigla em inglês). Segundo o comunicado, o processo de licenciamento está em andamento e a subsidiária operacional da associação está em diálogo ativo e produtivo com a autoridade suíça.

Os nomes

Diem; cripromoeda; Facebook; Associação Diem

Novo logo segue o mesmo formato do anterior

Entre os novos nomes estão: Dahlia Malkhi, como diretora de tecnologia da associação; Christy Clark, como chefe de gabinete; Steve Bunnell, como diretor jurídico; e Kiran Raj, como vice-presidente executivo para crescimento e inovação e conselheiro geral adjunto.

Recentemente, a Diem Networks, subsidiária operadora de sistema de pagamento regulamentado, anunciou a nomeação de James Emmett como diretor administrativo; Sterling Daines, como diretor de conformidade; Ian Jenkins, como diretor financeiro e de risco; e Saumya Bhavsar, como conselheira geral.

Lembre o caso

A criptomoeda Libra foi lançada em junho de 2019, junto com a Associação Libra – à época com 28 empresas associadas – e a Calibra, uma subsidiária voltada para oferecer serviços financeiros que dariam acesso à Libra e sua rede. O primeiro produto anunciado foi a carteira digital. O lançamento estava previsto para o primeiro semestre de 2020.

Porém, logo em seguida, o senado dos EUA pediu explicações ao Facebook (nome que encabeça o projeto) para esclarecimentos sobre privacidade de dados, entre outros pontos.

Libra; criptomoeda

Ainda em junho, o Sistema de Reserva Federal (FED, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, defendeu que o projeto financeiro do Facebook, Libra, passe pelos critérios mais rigorosos do regulador norte-americano.

A complicação para conseguir a autorização para início de suas operações fez algumas empresas da Associação Libra desistirem de participar do projeto ativamente. A primeira a sair foi PayPal, em outubro do ano passado. Uma semana depois, foi a vez de Mastercard, Visa, Ebay e Stripe deixarem o projeto.

No dia 15 de outubro, Mercado Pago, Booking Holdings saíram da associação.

Em dezembro de 2019 o Facebook já não tinha ideia de quando poderia lançar seu projeto de criptomoeda por conta das dificuldades encontradas em conseguir a autorização para iniciar as operações. Para o consultor geral do processador de pagamentos PayU e um dos membros da Associação Libra, Patrick Ellis, o escopo da implementação da criptomoeda dependia à época de conversas com reguladores. “Nesta fase, não há uma estratégia definida para os mercados ou o produto, ou como ela será o início das operações. É muito cedo para implementar uma estratégia sólida”, disse. “Ainda temos muito a resolver com os reguladores para poder refinar a estratégia de lançamento”, disse Ellis em entrevista à Reuters.

No íncio deste ano, a Vodafone saiu da associação e, no mês seguinte, a Shopify.

Em abril, o Facebook anunciou simplificação do projeto para que os reguladores globais aceitassem mais rapidamente o projeto, uma vez que a Libra, agora Diem, havia causado polêmica mundo afora e um forte escrutínio regulatório. Naquele momento, a Libra mudou e passou a se concentrar na criação de uma rede de pagamento mais tradicional, e ofereceria versões digitais das moedas dos governos, apoiadas em seu valor em dinheiro, não muito diferente dos dólares digitais em uma conta PayPal.

Para completar, no mês seguinte, o Facebook renomeou a carteira digital, antes chamada de Calibra, para Novi. Aparentemente, a novela continua.

Facebook Pay

Em paralelo a tudo isso, em novembro de 2019, o Facebook lançou nos Estados Unidos o Facebook Pay, um meio de pagamento presente, em um primeiro momento no Messenger e no Facebook, mas que já migrou para o WhatsApp e em breve deverá ir para o Instagram.

Em junho deste ano, o serviço foi anunciado no Brasil, sendo usado no WhatsApp. Mas o serviço de pagamento foi suspenso pelo Banco Central no mesmo mês.