A operação de cartões do Bradesco acumula mais de 20 milhões de mensagens RCS enviadas a seus clientes. A companhia está usando o serviço de mensageria desde setembro do ano passado com bases de até 3 milhões de usuários. Porém, o volume enviado ainda é bem menor se comparado com o SMS que tem entre 60 milhões e 90 milhões de mensagens direcionadas a clientes do banco por mês.
Durante o MobiXD 2025, evento organizado por Mobile Time na última terça-feira, 20, a gerente de ações comerciais / data engineer manager da Bradesco Cartões, Daniela Gomide, disse que as ações com RCS focavam em mostrar os benefícios das tarjetas para sua base de usuários.
Os envios são feitos em parceria com Zenvia e Salesforce.
RCS
Nesta estratégia, a companhia adotou o RCS Single que tem opção de envio de mensagens com até 4 mil caracteres e conteúdo enriquecido (fotos, vídeos, GIFs, carrossel de imagens). O Single fica posicionado entre o RCS Basic (mensagens simples de texto com até 160 caracteres) e o RCS Conversa (com chatbot), Ou seja, Basic é o mais barato, Single é o intermediário e Conversa o mais caro.
A executiva explicou que o Single atende as demandas para ações de marketing e que, apesar de ser mais caro que o Basic, o resultado tem sido positivo com abertura das mensagens e engajamento dos clientes. Mas Gomide enxerga desafios na adoção da tecnologia, como o fato de que o serviço não está na base total do iOS e a falta de compreensão dos usuários que o RCS é um meio confiável.
Agora a companhia começa a testar a tecnologia com a área de vendas.
Imagem principal: gerente de ações comerciais / data engineer manager da Bradesco Cartões, Daniela Gomide (Crédito: Galeria Marcos Mesquita/Mobile Time)