A Globo planejar montar redes celulares privativas (RCPs) 5G temporárias em estádios para a transmissão ao vivo de jogos de futebol este ano. O primeiro estádio a receber a novidade em partidas da série A do Brasileirão deve ser o Allianz Parque, do Palmeiras, em São Paulo.

A emissora teve sucesso na transmissão do carnaval deste ano no Rio de Janeiro usando uma RCP 5G na faixa de 3,7 GHz com equipamento próprio e montagem feita pela sua equipe de telecom.

A opção por uma RCP em vez de network slicing se deve à garantia de maior banda no uplink das imagens, informou o diretor de tecnologia da Globo, Raymundo Barros, em conversa com Mobile Time durante o lançamento do seu piloto de DTV+.

Porém, o network slicing não está descartado. Essa pode ser a opção tecnológica da emissora em locais aonde não houver fibra óptica para o backhaul de uma RCP.

Globo no MPN Fórum

A gerente sênior de telecomunicações da Globo, Carolina Duca, fará uma apresentação sobre o uso de redes celulares privativas na transmissão de eventos ao vivo durante a 5ª edição do seminário MPN Forum, dia 27 de junho, no WTC em São Paulo. A agenda atualizada e mais informações estão disponíveis em www.mpnforum.com.br

A ilustração no alto foi produzida por Mobile Time com inteligência artificial

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!