A usina hidrelétrica de Itaipu contará com dois cães-robôs conectados a uma rede privativa 5G em 3,7 GHz para a realização de inspeções em áreas perigosas. Os equipamentos foram adquiridos a partir de um convênio entre o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Os cães-robôs são dotados de câmera, microfone e uma série de sensores, incluindo infravermelho e detector de vazamento de gás. Eles conseguem carregar até 14 Kg e são capazes de se locomover em qualquer tipo de terreno com mais rapidez que robôs com rodas ou esteiras. Eles podem ser controlados manualmente através de um tablet ou programados para executar uma tarefa de forma autônoma. São capazes de desviar de obstáculos e de se levantarem em caso de queda.

A ideia é que sejam testados para aplicações de inspeção em equipamentos de missão crítica localizados em áreas perigosas ou de difícil acesso, reduzindo o risco para os funcionários do PTI. Além disso, podem atuar no apoio a equipes de socorro em situações de emergência, enviando previamente imagens do local.

Prêmio

Vale lembrar que ainda estão abertas as inscrições para o Prêmio ABDI/Anatel de redes privativas sem fio. Projetos implementados e provas de conceito podem participar. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas preenchendo um formulário online neste link.