O aplicativo de lista de tarefas Any.do começou a realizar testes para gerar receita com publicidade. Em vez de simplesmente botar um banner com uma adnetwork, o que tiraria a beleza do seu projeto gráfico e renderia pouco retorno financeiro, seus criadores optaram por links patrocinados para lojas de m-commerce relacionadas às tarefas escritas pelo usuário. MOBILE TIME descobriu a novidade ao escrever em uma lista de tarefas a palavra "Samsung". Ao lado dela, apareceu um ícone de um carrinho de compras sobre a palavra "Buy" ("comprar", em inglês). Se clicado, é aberta uma aba para a loja da Amazon, em uma página com produtos da Samsung.

Contactado por email, o CEO e criador do Any.do, Omer Perchik, respondeu que essa ferramenta publicitária ainda está em testes e por isso ainda não foi anunciada publicamente. Em entrevista no começo do ano para MOBILE TIME, o executivo já havia comentado sobre a intenção de explorar publicidade dentro do app de maneira mais criativa e contextualizada.

Análise

Aplicativos móveis precisam optar entre dois caminhos básicos de rentabilização: venda de publicidade ou cobrança pelo uso, seja por download ou assinatura. Alguns, porém, apostam em primeiro gerar uma massa crítica de usuários para só depois buscar uma fonte de receita. É o caso não apenas do Any.do, mas também do Waze. E foi assim na web com serviços como Facebook e Gmail. Essa estratégia, obviamente, só atinge o sucesso se houver investidores fortes por trás garantindo a operação enquanto ela ainda não gera receita. E o produto precisa ter qualidade e ser realmente diferenciado, para conseguir gerar uma base significativa de usuários. O desafio, contudo, é desenvolver mecanismos publicitários que não perturbem demasiadamente as pessoas, ou seja, que não prejudiquem a experiência com o serviço.