| Publicada no Teletime | Projeto da fornecedora finlandesa Nokia e a operadora norte-americana Dish (do grupo Echostar, dona da Hughes) está implantando um core de rede 5G standalone em nuvem pública. Segundo as companhias nesta segunda-feira, 21, trata-se do primeiro projeto do tipo, dando suporte à infraestrutura de OpenRAN da operadora por meio do serviço da Amazon Web Services (AWS).

A fornecedora entra com o núcleo de voz, de pacote em nuvem, gerenciamento de dados de assinantes, gerenciamento de dispositivos e segurança de rede, além de “serviços profissionais de segurança completos para a Dish”. A companhia diz que há economia no gerenciamento de rede com automação “quase zero-touch” e adesão a acordos de níveis de serviço (SLAs) com a arquitetura baseada em serviços da operadora.

A Nokia afirma que a parceria das três empresas tem como objetivo atender tanto ao público corporativo quanto aos consumidores finais. Dizem que o core de rede standalone 5G na AWS “permite que a Dish ofereça a capacidade de resposta, a flexibilidade e a eficiência necessárias para criar serviços inovadores para seus clientes, ao mesmo tempo em que impulsiona a automação para operações em andamento e cria a possibilidade de recursos essenciais como o fatiamento de rede”.

Em comunicado, o diretor de redes da Dish, Marc Rouanne, destacou que a iniciativa vai otimizar operações de rede, permitindo integração de casos de uso novos. Sobretudo, destacou a nova estratégia da operadora, tradicionalmente atrelada a serviços de TV por assinatura via satélite (DTH). “Essa colaboração é um passo importante em nossa missão de implantar a primeira rede 5G nativa em nuvem dos Estados Unidos, baseada em OpenRAN.”