A Ericsson avalia que o 5G já está gerando frutos para as operadoras. De acordo com o Mobility Report 2023, nos 20 mercados com maior penetração de quinta geração houve crescimento de 7% de receita nos últimos dois anos.

Patrik Cerwall, head de marketing estratégico na fornecedora sueca, afirmou que esta tendência deve continuar nos próximos anos. O executivo atrela este movimento mais ao desenvolvimento dos planos na quinta geração do que ao aumento da inflação global, uma vez que os preços mundiais dos serviços de conectividade não registraram aumentos muito altos, se comparado a outros como alimentação.

A cobertura do 5G abrange 35% da população global. Em cinco anos, a Ericsson estima que chegará 85%. Enquanto isso, o LTE tem 85% e deve chegar a 95% até 2028.

Na América Latina, a tecnologia móvel de quinta geração está, atualmente, em 8%, mas não há previsão para os próximos cinco anos.

Relação entre penetração e receita das operadoras no 5G (reprodução: Ericsson)

Tipos de pacotes

Dos tipos de serviços oferecidos por 310 operadoras no mundo, o mais comum é o pacote de dados, que está em 99% das operadoras. E 68% delas combinam dados com velocidade. Mas a Ericsson aponta que 58% oferecem planos combinados com pacotes de entretenimento, como vídeo e música. E 22% das operadoras oferecem pacotes ilimitados.

Tipos de pacotes oferecidos pelas operadoras no mundo (reprodução: Ericsson)