Roberto Parizotti/Fotos Publicas

Manifestação dos motocicletas em São Paulo nesta quarta-feira,1º

[Atualizado às 14h32 de 22/07/2020] Os entregadores de aplicativos de delivery e frete planejam uma nova paralisação nacional para o próximo sábado, 25. A informação foi confirmada por Paulo Lima, líder do movimento Entregadores Antifascistas, através de sua conta no Twitter.

Na rede social, Lima escreveu uma série de tweets que defendem a nova parada. “Avisa para geral. Dia 25 não tem pedido, tem #brequedosapps”. Disse também que “a classe média tem que entender que ela tá mais perto de vir morar na favela com nós (entregadores), do que na ilha com o rico” e que “nós não temos nem o privilégio de ter depressão. Nós caímos em depressão em cima da moto”.

Ao Mobile Time, Paulo Lima respondeu que a amplitude é “nacional” e que a expectativa é “boa”, mas não adiantou uma previsão de quantos entregadores devem aderir.

Por sua vez, o presidente interino Sindicato dos Mensageiros, Motociclistas, Ciclistas e Mototaxistas do Estado de São Paulo (SindimotoSP), Gerson Cunha, disse que a entidade não participará da manifestação do dia 25 de julho: “O sindicato sempre apoiará  o trabalhador em suas reivindicações, mais não participará por ver neste momento algo político. Há pessoas tentando usar a categoria para fazer política contra governos A ou B”.

“O sindicato ajudou a organizar a manifestação do dia 1º de julho, onde teve maior número de trabalhadores e conseguimos protocolar a pauta de reivindicação no TRT (Tribunal Regional do Trabalho). Dois dias depois do ato, o próprio TRT marcou a audiência de conciliação entre Tribunal, Ministério Público (do Trabalho), empresa de apps e SindimotoSP”, afirmou Cunha.

No dia 14 de julho, nós fizemos a segunda paralisação que coincidiu com a data da audiência do TRT. Esta conciliação pelo Tribunal, onde estamos confiantes que sairá algo positivo para a categoria, lembrando que já tem duas ACPs (ações civis públicas) do MPT tramitando no TRT”.

Desde a primeira manifestação, no começo de julho, Cunha tenta desvincular o sindicato dos Entregadores Antifascistas. Contudo, a manifestação convocada pelo movimento antifa em 1º de julho com a hashtag #brequedosapps teve amplitude na América Latina, ganhou apoio de restaurantes e chegou a ter 5 mil entregadores protestando na rua de SP.