A Nokia confirmou nesta terça-feira que sua primeira rede privada de 5G Standalone (SA) será testada pela Sandvik, em Tempere, Finlândia. Com a rede instalada na unidade Mining and Rock Technology, a mineradora testará novas tecnologias de extração de minério, como automação de processo de mineração e operação remota (da profundidade de escavação de uma mina para uma sala de controle na superfície) com transmissão em vídeo 4K.

Apresentada nesta terça-feira, a tecnologia de rede privada 5G SA foi baseada na arquitetura 3GPP R15 SA nas capacidades que constam do release R16-18 da 3GPP, como Ultra-Reliable Low-Latency Communication (URLLC) e Time-Sensitive Networking (TSN); e no conhecimento dos 180 clientes de redes privadas ao redor do mundo, das quais 30 deles instalarão 5G no futuro, como Toyota e Lufthansa.

Essa solução é destinada a indústrias de alto impacto que tenham validação de uso e ecossistema em desenvolvimento, em especial para Japão, Reino Unido e Alemanha, que disponibilizam espectro para o 5G privado.