A operadora norte-americana Verizon anunciou a adoção do padrão de mensageria RCS em parceria com o Google. Com isso, agora as três maiores operadoras dos EUA passam a utilizar a tecnologia, tida como uma evolução do SMS – T-Mobile e AT&T já haviam firmado acordos similares com o Google.

A partir do ano que vem, todos os smartphones Android vendidos pela Verizon virão com o aplicativo Messages, do Google, embarcado. Este app vai gerenciar o tráfego de mensagens RCS enviadas e recebidas pelo usuário, assim como as antigas mensagens de texto (SMS). 

A grande diferença do RCS em comparação com o SMS é que ele consiste em um serviço de mensageria móvel com uma interface e com recursos similares àqueles de apps OTT. Os usuários podem trocar fotos de alta resolução, vídeos e mensagens de áudio, além de verificarem se o destinatário leu sua mensagem e se está digitando uma resposta.

 O RCS é um padrão definido pela GSMA e demanda uma plataforma própria, neste caso desenvolvida pelo Google, e conectada aos sistemas das operadoras. Essa tecnologia serve também para as mensagens enviadas por empresas aos consumidores, substituindo o SMS, mas com a vantagem de poderem incluir conteúdo multimídia e estabelecer sessões de conversa, em vez de usar o canal meramente para notificações.

No Brasil, todas as quatro grandes operadoras já anunciaram a adoção do RCS e também um modelo de negócios para a cobrança no A2P.