Os aplicativos móveis da Caixa Econômica Federal já ultrapassaram a marca de 300 mil downloads desde janeiro de 2012, quando começaram a chegar ao mercado. Impulsionada pelo bom desempenho, a empresa tem como objetivo agora aumentar as funcionalidades de seus serviços mobile, fazendo prever atualizações a serem lançadas ainda este ano.

“Nosso objetivo com os apps é chegar mais perto do público. As ferramentas mobile hoje são importantes para disputar usuários, principalmente aqueles de faixa etária mais jovem e de classe média e média-alta”, afirma Wolmar Vieira de Aguiar, gerente nacional de publicidade e propaganda da Caixa, ressalvando, contudo, a importância que vêm adquirindo os smartphones junto à classe C. “Essa também é uma boa forma de aumentar a satisfação da classe C, que hoje é o principal público-alvo da Caixa, e que começa a ter acesso a smartphones no Brasil”, diz.

A Caixa tem três aplicativos móveis, os quais, em conjunto, acumulam 320 mil downloads. Disponíveis para as plataformas Android e iOS (tanto smartphones quanto tablets), os apps podem ser baixados gratuitamente. O primeiro a ser lançado foi o Loterias Caixa, que chegou ao público em janeiro, e disponibiliza resultados de todas as modalidades de jogos oferecidos pelas loterias da Caixa; a localização das lotéricas por geolocalização e por CEP; e a explicação de como apostar nos jogos da empresa. O app soma 150 mil downloads e, segundo Aguiar, deve ser atualizado até o fim do ano, passando a permitir apostas online no smartphone por parte dos jogadores.

Por sua vez, o Caixa Mobile Banking é o carro-chefe das operações móveis da empresa e opera com funcionalidades semelhantes às do serviço de internet banking da empresa. Lançado há menos de um mês, o app tem mais de 140 mil downloads, número que tende a aumentar uma vez que a empresa inicie sua divulgação massiva junto ao público. “Trata-se de um app que já possui as funcionalidades básicas de um bom internet banking, como transferências, pagamentos móveis e consulta de saldo; mas que ainda está sendo aprimorado, e por isso decidimos esperar para fazermos a divulgação”, disse Aguiar, que também prevê um update do aplicativo antes do fim de 2012.

Por fim, o banco lançou, em julho, o aplicativo “Caixa em Londres” para as Olimpíadas de Londres 2012. Com 30 mil downloads, o app contou com informações gerais sobre o evento esportivo(resultados, tabelas, histórico etc) e sobre os atletas patrocinados pela Caixa. Uma novidade é que, mesmo com o fim dos jogos, o aplicativo não saiu de circulação, mas está sendo atualizado para ser o serviço móvel oficial da empresa nas Paraolimpíadas, que começam em 29 de agosto, também na cidade de Londres.

“A performance do app das Olimpíadas foi satisfatória, tanto em termos de downloads (30 mil) quanto em relação à avaliação dos usuários. Agora nossa meta é repetir a boa performance nas Paraolimpíadas”, diz Aguiar.