A Nokia estima que o licenciamento do uso do portfólio de patentes essenciais de padronização (SEP, na sigla em inglês) da marca para aparelhos 5G será limitado a 3 euros. De acordo com a companhia finlandesa nesta terça-feira, 21, a licença será negociada com base nos termos justos, razoáveis e não discriminatórios (Frand, na sigla em inglês), em linha com as políticas de direitos de propriedades intelectuais. Afirma também que o preço estipulado toma como base que “partes significativas do emergente padrão 5G New Radio serão baseadas nas inovações da Nokia”, e que isso leva a fornecedora a crer ter uma posição de destaque na SEP quando essas normas forem finalizadas até o final deste ano.

A Nokia alega que as práticas de licenciamento de patentes para 5G serão consistentes com as oferecidas para organizações de definição de padrões (SSOs), e que a abordagem reflete o valor da área de inovação da companhia. Além das licenças para 5G New Radio em dispositivos móveis, a fornecedora acredita que haverá uma “variedade sem precedentes” de dispositivos para o usuário final utilizando mais patentes da empresa. Assim, afirma que estas propriedades intelectuais terão precificação separada, e que está aberta a um “diálogo construtivo” com a indústria relevante para definir os modelos de licenciamento mais adequados.

Em comunicado, o diretor de negócios de patentes da Nokia, Ilkka Rahnasto, disse que o comprometimento com a padronização aberta tem ajudado as redes atuais a servirem como fundações para a 5G New Radio. “O anúncio é um passo importante na ajuda aos planos das companhias de introduzir aparelhos móveis capazes de 5G/NR, com os primeiros lançamentos comerciais esperados para 2019”, declara.