8

Ilustração: La Mandarina Dibujos/Mobile Time

A Nokia anunciou, nesta segunda-feira, 23, um novo acordo de licenciamento recíproco com a Samsung, cobrindo patentes de tecnologias 5G, dentre outras. A parceria vem após o vencimento do contrato que as duas companhias tinham, no fim de 2022.

O acordo cobre invenções fundamentais da Nokia para o 5G e outras tecnologias, pelas quais a Samsung pagará royalties. O contrato, de termos confidenciais, valerá por um período de anos, não especificado, começando em 1º de janeiro de 2023. O acordo está dentro das perspectivas que a Nokia havia divulgado em seu balanço financeiro do terceiro trimestre de 2022. 

Desde 2000, a companhia finlandesa informou que investiu 130 bilhões de euros (R$ 731,5 bilhões) em pesquisa e desenvolvimento. Atualmente, seu portfólio conta com cerca de 20 mil famílias de patentes, sendo que mais de 4,5 mil são consideradas “essenciais para o 5G”, de acordo com a Nokia.

A companhia contribui com suas invenções em padrões abertos e, em contrapartida, tem o direito de licenciá-las em termos justos, razoáveis e não discriminatórios (FRAND, do inglês, fair, reasonable, and non-discriminatory) – um tipo de licenciamento requisitado por organizações de padrões a donos de propriedades intelectuais consideradas essenciais para algum padrão técnico. Dessa forma, empresas podem licenciar e usar essas tecnologias sem a necessidade de fazer seus próprios investimentos nos padrões.