A disponibilização da ferramenta da API de WhatsApp Calling é uma oportunidade para empresas avançarem com solução de voz, afirmou Roberto Oliveira, CEO da Blip. Durante o Super Bots Experience 2025, evento organizado por Mobile Time em São Paulo nesta quinta-feira, 21, e sexta, 22, o executivo reforçou que a voz deve agilizar a relação entre empresas e consumidores.

“A voz ganha uma relevância muito maior agora. Acredito que é uma mudança de paradigma. Veja, não é a mudança da comunicação digital no WhatsApp. As pessoas já conversam entre si pelo app. A tendência provavelmente é ter a ligação lá de relacionamento para as empresas”, disse Oliveira, ao lembrar que a Meta “não cobra absolutamente nada” para receber ligações de voz, ou seja, quando o cliente liga.

Como uma das empresas que está começando a desbravar a voz no mercado brasileiro, o country manager da ElevenLabs no Brasil, Brunno Santos, afirmou que há uma demanda latente para o seu uso com agentes de IA, uma vez que as empresas buscam eficiência operacional, escalabilidade e assertividade. Apesar de estar apenas com três meses de operação no Brasil, o executivo enxerga um grau de maturidade para uso da tecnologia.

“Como existe maturidade no mercado, as empresas levam em consideração cultura, pessoas e automações”, disse Santos. “Vemos a aplicabilidade (em agentes de IA) em distintas indústrias”, completou, ao citar casos de negócios com uma companhia automobilística com IA com voz no carro.

Voz com agentes de IA

ElevenLabs

Brunno Santos, country manager da Eleven Labs (Crédito: Galeria Marcos Mesquita/Mobile Time)

Mas Santos acredita que o mercado vai esperar que alguns requisitos avancem para entrar com mais assertividade na voz. Entre os parâmetros esperados está a possibilidade de conversar com um robô praticamente como se estivesse falando com um humano e a latência de resposta no mesmo patamar da voz humana (abaixo de 5 m/s). Para isso, a companhia lançou a sua terceira versão (V3) que permite parametrizar uma voz com base no humor – para ser mais simpático, por exemplo.

Um exemplo de caso de uso com voz citado por Ken Diamond, CEO da Escale, foi um chatbot de texto de uma empresa de telecomunicações que transbordava para o atendimento humano. Após a adoção de tecnologia de voz da ElevenLabs e treinamento, a empresa conseguiu substituir um vendedor humano fora do horário comercial com conversão de vendas de 50%.

Modelo de negócios e possíveis setores

O modelo de negócio na ElevenLabs é por caractere, com o cliente tendo direito a um grupo de caracteres mensalmente, além do minuto de ligação feita por empresa para cliente. Para a confecção de agentes de IA, a companhia oferece um marketplace com mais de 5 mil vozes, habilidade de clonar vozes e suporte multilinguístico.

Focando em empresas de grande escala, como bancos e operadoras, Santos afirmou que a ElevenLabs planeja um lançamento de uma solução chamada localização de plataforma, que significa disponibilizar mais vozes, regionalizar o sotaque e compartilhar melhores práticas do mercado local.

Super Bots Experience 2025

Evento organizado por Mobile Time, o Super Bots Experience acontece nesta quinta-feira, 21, e na sexta, 22, no WTC, em São Paulo. Nesta sexta, haverá painéis sobre o marco legal de inteligência artificial, com a participação de especialistas sobre o tema; empresas de setores diversos debaterão as vantagens e desvantagens de cada estratégia de posicionamento móvel para relacionamento com seus clientes; entre outros.

Entre as empresas participantes do evento nesta sexta estão DMA, Claro, Vivo, Nio, Blip, ElevenLabs, iFood, Bemobi, Inter, Itaú, Magie, entre tantas outras.

A agenda completa e mais informações estão disponíveis em www.botsexperience.com.br.

 

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