O Bradesco tem 2 mil usuários internos (family and friends, no original em inglês) testando a solução de pagamento de Pix por voz. De acordo com Michel Fernandes, superintendente de inteligência de dados do Bradesco, a expectativa é que o banco finalize os testes ao longo do semestre e lance para o consumidor de forma gradual até o final do ano.
Por trás desses testes está o avanço da assistente virtual do Bradesco, a BIA, como explicou durante o Super Bots Experience 2025, evento organizado por Mobile Time em São Paulo nesta quinta-feira, 21.
“A tecnologia nos permitia que a BIA fosse apenas informacional. Agora estamos dando passos para ela ser agêntica. Transformar a BIA em digital na centralidade do cliente”, disse Fernandes. O executivo comentou que o desafio é a segurança, para evitar fraudes. “É um cenário difícil, ela tem notoriedade e pessoas maliciosas tentam ludibriar os clientes de forma que eles cometam algum equívoco e sejam lesados. Mas, sim, queremos que BIA seja agêntica e transacional. E o primeiro passo é o Pix com voz”, completou.
Atualmente, a BIA do Bradesco tem inteligência artificial generativa embarcada habilitada para 6 milhões de clientes.
Assim como o teste do Pix por voz, o banco ainda tem o Bridge, um orquestrador de modelos de IA com mais de 11 mil modelos disponíveis para as áreas de negócios do banco criarem aplicações e agentes internamente.
Imagem principal: Michel Fernandes, superintendente de inteligência de dados do Bradesco