Recentemente, a Meta, empresa responsável pelo WhatsApp, anunciou as novas faixas de preços do serviço WhatsApp Business API. Nesta quinta-feira, 21, durante o Super Bots Experience 2025, evento promovido por Mobile Time, o gerente de vendas a parceiros da companhia, Raphael Daolio, apresentou em um painel alguns exemplos práticos de casos de uso.
De acordo com o executivo, as mudanças anunciadas em julho têm o objetivo de gerar novas oportunidades e fomentar o crescimento do ecossistema conversacional. Com a cobrança por mensagens entregues (e não por mensagens enviadas) o WhatsApp se aproxima dos modelos praticados em outros canais de comunicação, tornando a solução ainda mais competitiva e alinhada com o mercado.
Os valores cobrados variam de acordo com o tipo de template utilizado nas conversas. Enquanto o preço dos templates de marketing se manteve estável, houve uma redução substancial no valor para templates de utilidade e autenticação, tornando-os equivalentes ao SMS. “Com isso, a escolha do canal pelo cliente passa a ser guiada pela preferência de experiência — e não pelo custo”, diz.
A expectativa é que, ao eliminar barreiras de custo e alinhar preços de autenticação e utilidade ao SMS, o WhatsApp se consolide como principal canal de comunicação para negócios digitais. Para Daolio, com as novidades, empresas de todos os tamanhos têm a oportunidade de repensar sua presença digital e apostar no WhatsApp não só como um canal de mensagens, mas como a própria essência da operação.
O executivo explica que, além da mudança nos preços, mudam também as condições de utilização. Por exemplo, não serão mais cobrados os envios de templates de utilities dentro de uma janela de 24 horas aberta para resposta ao usuário. “As empresas também podem obter descontos automáticos de até 25% à medida em que atingem novos tiers de volume. Por último, também não cobraremos em uma janela de até 72 horas quando o usuário vem de um link de anúncio”, informou.
Casos de uso do WhatsApp Business API
Exemplificando, Daolio cita o caso de uma empresa que envia uma oferta pela manhã e o cliente faz a compra. O primeiro template, de marketing, será cobrado, assim como o de confirmação da compra (utilidade). No entanto, se o cliente envia uma mensagem com uma dúvida sobre a compra, os templates de resposta não são cobrados nas 24 horas seguintes.
Em outro exemplo, ele explica que, se o cliente entrar no WhatsApp a partir do link de um anúncio, também as respostas fornecidas pela empresa nas 24 horas seguintes não serão cobradas, e isso vale para qualquer tipo de template. “Os parceiros que entendem essa lógica são os que obtêm melhores resultados”, diz.
Super Bots Experience 2025
Evento organizado por Mobile Time, o Super Bots Experience acontece nesta quinta-feira, 21, e na sexta, 22, no WTC, em São Paulo. Nesta sexta, haverá painéis sobre o marco legal de inteligência artificial, com a participação de especialistas sobre o tema; empresas de setores diversos debaterão as vantagens e desvantagens de cada estratégia de posicionamento móvel para relacionamento com seus clientes; entre outros.
Entre as empresas participantes do evento nesta sexta estão DMA, Claro, Vivo, Nio, Blip, ElevenLabs, iFood, Bemobi, Inter, Itaú, Magie, entre tantas outras.
A agenda completa e mais informações estão disponíveis em www.botsexperience.com.br.
Foto principal: Raphael Daolio, gerente de vendas a parceiros da Meta. Foto: Galeria Marcos Mesquita/Mobile Time