A criatividade do internauta é vasta. Todos os dias aparecem memes, gifs, colagens e virais que nos divertem, seja por meio das redes sociais ou comunicadores instantâneos – como WhatsApps, ICQ, Viber e Skype. Antes era difícil de criar essas brincadeiras: o usuário precisava abrir o computador, criar a piada em um programa de edição de imagens e enviá-la para o smartphone. Hoje aplicativos como o Meme Generator Free (iOS e Android) ajudam a propagar o humor através do mobile.

Entre suas vantagens estão o fato de o app não usar marcas d’água, possuir um sistema fácil para o recorte de imagem, criação de frases, ajuste de tamanho de letra e cor e possur opção de buscas dos memes, além de poder compartilhá-los com amigos nas redes sociais ou armazená-las no Google +, Dropbox ou no próprio celular.

Embora tenha 600 imagens cadastradas, o divertido do app é criar seus próprios memes na categoria "personalizados". Isto pode dar margem não apenas aos usuários comuns de internet, mas aos profissionais de imagem da web (mídias sociais, publicidade e mídia online) que precisam fazer uma campanha de viralização rapidamente e com pouca verba – algo bem habitual nos tempos de crise financeira.

Destaca-se no app a velocidade de rolagem (scroll) para procurar os memes e uma  vasta quantidade de opções, como memes populares, favoritos, personalizados e aleatórios. Assim como, a constante atualização do app com melhorias e novos memes. Por outro lado, o Meme Generator travou duas vezes durante o teste e possui banners de propaganda. Existe uma versão sem propagandas que é vendida por R$ 6,99 na Google Play – não existe tal versão para iOS. Mesmo assim, ele é o mais limpo e leve do gênero.