O Google vai baixar sua taxa na Google Play para aplicativos com assinaturas de 30% para 15%. O novo revenue share será cobrado desde a chegada do app à loja de aplicativos. Até então, a empresa cobrava a porcentagem cheia – 30% – durante o primeiro ano e, em seguida, reduzia para 15%. Outra novidade anunciada nesta quinta-feira, 21, é que para aplicações com alto custo de produção ou licenciamento de conteúdo, como streaming de música e e-books, a taxa pode cair para 10%. Neste caso, os apps elegíveis serão aqueles que fazem parte do Play Media Experience – programa que incentiva os desenvolvedores de vídeo, áudio e livros a ajudar no crescimento da plataforma Android.

Relembre

Não é declarado, mas tudo indica que a pressão regulatória e a pressão pública de empresas como a Spotify influenciaram a decisão do Google. Vale dizer que, atualmente, a inscrição de uma assinatura do Spotify no Android redireciona você para o site do Spotify para inserir suas informações de pagamento.

Há também uma briga em andamento com a Apple. Durante audiência no Senado dos Estados Unidos, o Spotify chamou a empresa de “guardiã da App Store” e a acusou de beneficiar o Apple Music. Por conta dessas acusações, a Comissão Europeia deu razão ao Spotify de que a companhia de Cupertino teria infringido as leis antitruste e teria distorcido a concorrência no mercado de serviços de streaming de música ao aumentar custos dos desenvolvedores de apps concorrentes do Apple Music. Apesar de os ataques aqui serem diretos à App Store, a Google Play acaba sendo ameaçada por também cobrar taxas altas a desenvolvedores que oferecem assinaturas recorrentes.

A pressão aumentou quando, em agosto deste ano, a Coreia do Sul tornou-se o primeiro país do mundo a aprovar uma lei que permite ao usuário fazer compras in-app por meio de diferentes sistemas de pagamento e não somente nos sistemas de faturamento proprietários das lojas Google Play ou App Store. Ou seja, as pessoas poderão ser redirecionadas a outras plataformas alternativas, permitindo aos desenvolvedores fugirem das taxas das duas lojas principais. É um golpe para o domínio do mercado das duas empresas que, claro, se opuseram ao projeto de lei.

Primeiro milhão

Desde março deste ano, o Google tem um programa em que, para o primeiro US$ 1 milhão que um desenvolvedor ganha por meio da Google Play, a taxa é de 15% no revenue share. E como muitos aplicativos são baseados em anúncios e, portanto, gratuitos, a empresa afirma que 99% dos desenvolvedores “se qualificam para uma taxa de serviço de 15% ou menos.”