Ilustração: Cecília Marins

O Google anunciou nesta sexta-feira, 2, que está expandindo as opções de cobrança da Play Store para novos países, permitindo aos usuários escolher sistemas de pagamento alternativos nas compras in-app, além do Google Play Billing. Índia, Austrália, Indonésia, Japão e países do EEA (Espaço Econômico Europeu) agora também podem aderir, neste novo projeto piloto.

Desenvolvedores de apps poderão usar sistemas de pagamentos de terceiros nessas regiões, caso atendam às qualificações necessárias. O aplicativo deve ser para smartphone ou tablet, com exceção dos games, que ficam de fora. O desenvolvedor precisa ter seu negócio registrado.

Em julho de 2022, a companhia introduziu uma política semelhante no EEA. quando a empresa ofereceu um desconto de 3%. Agora, as mudanças estendem essas diretrizes, aumentando o desconto dado aos desenvolvedores nas taxas que eles pagam, para 4%. Mais detalhes serão anunciados nos próximos meses, de acordo com o Google.

“O Android sempre foi um sistema operacional exclusivamente aberto. Continuamos a evoluir nossa plataforma e a aumentar as opções disponíveis para desenvolvedores e usuários, mantendo nossa capacidade de investir no ecossistema”, disse um porta-voz do Google, em comunicado.

Atualmente, mais de 99% dos desenvolvedores pagam taxa de 15% ou menos. Aqueles que se qualificam para o programa Google Play Media Experience, que inclui aplicativos de livros, áudio e vídeo, pagam taxas de 10% ou menos. O Google fica com 15% do primeiro US$ 1 milhão de qualquer desenvolvedor, anualmente. Depois que os ganhos ultrapassam esse patamar, a companhia cobra 30%. As novas diretrizes podem favorecer principalmente os desenvolvedores com ganhos elevados.

Os primeiros testes com o novo sistema se iniciaram em março de 2022, com a plataforma de streaming Spotify. O Google anunciou que vai tornar sistemas de pagamento alternativos disponíveis aos poucos, em mercados onde o Spotify Premium está disponível. Em maio do mesmo ano, a companhia também fechou acordo com o Match Group, no mesmo sentido.

Em 2021, a Coreia do Sul se tornou o primeiro país a oferecer sistemas de pagamentos alternativos ao Google Play Billing para compras in-app. A mudança ocorreu devido a uma lei, que buscava quebrar o monopólio do Google e da Apple na cobrança dos usuários. Lá, os desenvolvedores têm desconto de 4% nas taxas da Play Store.