Microsoft

Loja de apps da Microsoft, Microsoft Store

O próximo sistema operacional da Microsoft, Windows 11, terá aplicativos do ecossistema Android. A novidade foi apresentada no lançamento do OS nesta quinta-feira, 24, e terá apoio da Amazon e da Intel para trazer os apps ao consumidor. “Estamos animados em anunciar que estamos trazendo aplicativos Android para o Windows pela primeira vez”, escreveu no blog da companhia Panos Panay, CPO da Microsoft.

“A partir do final deste ano, as pessoas poderão descobrir aplicativos Android na Microsoft Store e baixá-los através da Amazon Appstore – imagine gravar e postar um vídeo do TikTok ou usar o Khan Academy Kids para aprendizagem virtual diretamente do seu PC. Teremos mais para compartilhar sobre esta oferta nos próximos meses. Estamos ansiosos por esta parceria com Amazon e Intel, usando o Intel Bridge Technology app”, afirmou o executivo.

Pelo lado da Intel, a companhia afirma que a tecnologia do Intel Bridge com o Windows 11 também auxilia a levar conectividade baseada em Wi-Fi 6E. Dito isso, Gregory Bryant, vice-presidente e gerente geral da divisão de cliente da fornecedora de PCs, afirma que há mais de 60 modelos de laptops em desenvolvimento com o padrão de rede wireless.

Além da Intel, Qualcomm, AMD e ARM também participam do novo ecossistema do sistema operacional.

Marketplace

Microsoft

Panos Panay, CPO da Microsoft

Ainda em apps, a loja de aplicativos da Microsoft também vai oferecer aplicativos no formato web, como Win32, Progressive Web App (PWA) ou Universal Windows App (UWP). Neste cenário, a companhia afirma que não cobrará receita dos desenvolvedores, ou seja, 100% ficará com os criadores dos apps.

Na apresentação, Panay fez uma crítica à Apple e sua App Store, que enfrenta processo judicial sobre seu modelo de revenue share contra Epic Games e Spotify: “Acreditamos que a criação de um ecossistema mais aberto, em última análise, beneficia os nossos clientes – dando-lhes acesso seguro e sem atritos aos aplicativos, jogos, filmes, programas e conteúdo da web que eles querem e precisam”, completou.

Vale dizer, o novo Windows estará disponível para os desenvolvedores no final desta semana. E chegará aos consumidores no final do ano. A atualização do Windows 10 para 11 será gratuita e o OS estará pré-instalado em novos PCs.

Análise

Novo menu centralizado do Windows 11

Por trás da estratégia de não cobrar dos desenvolvedores, a Microsoft volta a se inserir na disputa entre marketplaces, algo que ficou de lado nos últimos anos. Agora, a companhia busca crescer no relacionamento com os desenvolvedores. Uma estratégia similar àquela feita pela Huawei com o lançamento de sua própria loja, a App Gallery.