Ilustração: Cecília Marins/Mobile Time

O Google repudiou nesta sexta-feira, 21, a multa aplicada pela Competition Commission of India (Comissão de Competição da Índia, em tradução para o português, CCI) de 13,3 bilhões de rúpias (US$ 192 milhões na corretagem atual) por práticas anticompetitivas no ecossistema Android.

Em resposta à Reuters, um porta-voz da companhia disse que a decisão era um grande “revés” para empresas e usuários que se servem da plataforma no País. O Google afirmou ainda que o Android tem dado mais opções aos usuários indianos e que a decisão do CCI traz riscos à segurança e pode aumentar o preço dos handsets na Índia.

Decisão

Aplicada na última quinta-feira, 20, a pena do regulador foi baseada no fato de que o Google usou sua posição de liderança no sistema de buscas e loja de app Android para fomentas seus apps de navegação e vídeo online, com os aplicativos Google Chrome e YouTube. Além da multa, o regulador indiano pediu mudanças no Android e restringiu parte dos acordos de revenue share da companhia com os fabricantes de celulares, pois observou que tais práticas ajudaram o Google a garantir a exclusividade de seus serviços de busca “com exclusão total dos concorrentes”.