A OpenAI anunciou nesta terça-feira, 21, o seu primeiro navegador. Batizado como ChatGPT Atlas, o browser foi construído com base no ChatGPT (Android, iOS), como explicou o CEO e cofundador da companhia de inteligência artificial, Sam Altman.
“Nós pensamos que a IA representa uma oportunidade rara que acontece uma vez por década, como ao repensar o que um navegador pode ser, como usá-lo e como podemos ganhar mais produtividade e uso mais agradável na web”, disse o executivo, ao afirmar que a última inovação foram as abas.
Altman afirmou que a OpenAI começa a perceber que a experiência de conversação e navegador web podem ser uma ótima analogia e por isso o design do Atlas foi baseado nesse tipo de experiência.
“O navegador é onde muito do trabalho e da vida acontecem. Achamos que ter o ChatGPT (incorporado) pode ser uma forma fundamental de ajudar o internauta a usar o navegador. Seja permitindo que você converse com uma página ao usar o ChatGPT para encontrar algo. Ou usar o modo de agente com bate-papo no navegador”, completou.
ChatGPT Atlas

Sam Altman, CEO e cofundador da OpenAI (à direita) e engenheiros apresentam o Atlas (reprodução: YouTube/OpenAI)
O navegador da OpenAI tem como principal diferencial os agentes de inteligência artificial para apoiar o consumidor no uso da web. Ou seja, a assistente permite ao consumidor fazer pesquisa inteligente, automatizar tarefas, planejar eventos ou marcar compromissos em um prompt de conversação.
O uso do agente pode ser feito ao abrir uma aba e digitando no motor de busca, ao apertar o botão lateral para abrir o prompt do GPT e usar um botão (cursos) ao colocar em negrito um trecho de um texto, por exemplo. Na demonstração, o agente chega a fazer tarefas a pedido do usuário, como comprar itens básicos para um passeio na praia.
O Atlas também pode dar sugestões com base em seu histórico, como aconselhar ao internauta continuar a busca anterior. Isso acontece pelo ChatGPT estar integrado ao browser e capaz de ver as informações que o usuário enxerga e aprender com o seu uso.
Disponibilidade
O ChatGPT Atlas está disponível para MacOS aos usuários do GPT gratuito, Plus, Pro e Go e em beta para consumidores do GPT Business, Enterprise e Edu. O software pode ser baixado por meio deste link. As versões para Android, iOS e Windows devem ser lançadas em breve.
No futuro, a OpenAI quer atualizar o browser com suporte para múltiplos perfis e ferramentas para desenvolvedores, como SDK, para aumentar a capacidade de descoberta de seus aplicativos no Atlas e criadores de sites também poderão adicionar as tags ARIA (rótulos e funções que suportam leitores de tela) com a opção de abrir em uma nova janela para aprimorar o funcionamento do agente ChatGPT em suas páginas.