A venda de vestíveis no Brasil registrou aumento de 6,4% no segundo trimestre de 2023 na comparação com o mesmo período do ano anterior, totalizando cerca de 1,47 milhão de unidades comercializadas. Segundo a IDC Brasil, responsável pelo estudo IDC Tracker Brazil Wearables Q2 2023, o aumento no volume de vendas se deve a uma redução da média de preços dos dispositivos, mas também a um incremento na venda de produtos provenientes do mercado cinza. A receita total, que inclui o mercado legal e o paralelo, no entanto, chegou a R$ 970 milhões, uma queda de 19% ano contra ano. A IDC aponta para a forte presença do mercado cinza, que cresce a cada trimestre e que pode ameaçar a comercialização dos produtos oficiais, em especial quando se trata de dispositivos com tíquete médio mais altos. Do total de unidades vendidas, quase metade (mais precisamente, 42%), ou 612,4 mil, foram comercializadas no mercado paralelo, registrando um incremento de 21% na comparação com o 2T22.

Vale dizer que o estudo engloba os diferentes tipos de fones de ouvido e as pulseiras e relógios inteligentes.

Por vestível

Os relógios inteligentes avançados (aqueles com muitas funções, como os Apple Watch e os Galaxy Watch) registraram queda nas vendas de 47%, totalizando 97,8 mil dispositivos vendidos, e um tíquete médio de R$ 3.912,77.

No caso dos relógios básicos, considerados pela IDC como aqueles “com poucas funções”, a venda teve incremento de 7,7%, chegando a pouco mais de 127 mil dispositivos do tipo vendidos e um tíquete médio de R$ 1.563,54. E, as pulseiras (wrist band) tiveram incremento de 20%, chegando a 194 mil unidades. Seu tíquete médio foi o menor de todos, R$ 282,20.

Os over ears, ou seja, os fones maiores, que cobrem toda a orelha podendo ou não ter fio, tiveram leve queda de 0,3%, totalizando 205,07 mil unidades e um tíquete médio de R$ 1.088,56.

Os fones de ouvido truly wireless, ou seja, sem fio e com alguma conectividade, registraram a maior alta no segundo trimestre, 32,5%, com um total de 303,5 mil unidades vendidas e um tíquete médio de R$ 639,17.

Já os basic earwears, ou os fones de ouvido básicos, aqueles sem conectividade, com fio, tiveram incremento de 10% nas vendas, chegando a 174,15 mil unidades. O tíquete médio ficou em R$ 444,74

No caso dos tethered, ou fones com fio que precisam ficar conectados ao dispositivo por meio de um cabo, houve um aumento no volume de vendas de 13%, chegando a 366,14 mil fones do tipo vendidos. Seu tíquete médio ficou em R$ 429,74.