|Publicado originalmente no Teletime| A Fundação Telefônica Vivo lançou nesta terça-feira, 21, o projeto Ciência de Dados, voltado à capacitação neste tema para alunos do ensino médio em escolas públicas. O curso é realizado em parceria com as secretarias estaduais de educação, e o projeto piloto começa com 19 escolas do Espírito Santo, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

O projeto é parte da iniciativa Pense Grande Tech da Fundação e é realizado em parceria com o Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), que apoia as redes públicas de ensino básico. A ideia é colocar a tecnologia como “instrumento de transformação e contribui com o desenvolvimento de competências digitais em educadores e estudantes”, de acordo com a companhia em comunicado.

O curso tem as modalidades de Técnico, Formação Inicial e Continuada (FICs) e Eletivas.  Como o novo Ensino Médio estabelece uma carga horária de 1.800 horas para estudantes à parte da base nacional comum curricular (BNCC)  e 1.200 horas para “itinerários formativos”, como a opção de formação técnica e profissional, que é onde se encaixa o curso da Fundação Telefônica Vivo.  Ela diz que se trata do primeiro currículo técnico de Ciência dos Dados em nível médio no País, e que isso aumentará, em médio prazo, a oferta de jovens capacitados na área.

A empresa cita estudo recente da consultoria Integration, à pedido da Fundação, que encontrou interesse de 82% dos 500 jovens de escolas públicas entrevistados por cursos técnicos profissionalizantes. Por outro lado, das 70 empresas consultadas, 45% disseram possuir uma ou mais áreas trabalhando com Ciência de Dados, e outras 27% afirmaram ter o desejo de lidar com isso em breve.