Em quatro anos, entre 2019 e 2023, com uma pandemia no meio, subiu de 45% para 66% a proporção de brasileiros com smartphone que assinam serviços de streaming de filmes e séries. Na média, cada um desses consumidores assina 2,3 serviços diferentes. Os dados fazem parte da nova pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre uso de apps no Brasil.

O hábito de assinar plataformas de streaming de filmes e séries é mais comum entre jovens de 16 a 29 anos (72% assinam) que entre pessoas com 30 a 49 anos (67%) ou com 50 anos ou mais (61%). Também é mais comum entre brasileiros das classes A e B (74%), que entre aqueles das classes C (68%) ou D e E (56%).

O Netflix permanece estável na liderança: 80% dos brasileiros com smartphone que pagam mensalidade de plataformas de streaming de filmes e séries assinam o Netflix. Mas Amazon Prime Video, Globoplay e Star+ apresentam tendências de alta. Em um ano subiu de 44% para 47% a penetração do Amazon Prime entre os assinantes de streaming de vídeo. No mesmo intervalo, Globoplay subiu de 19% para 23% e ultrapassou a HBO Max. E o Star+ passou de 14% para 17%.

Esta edição da pesquisa entrevistou 2.068 brasileiros com 16 anos ou mais que acessam a Internet e possuem smartphone, respeitando as proporções de gênero, idade, faixa de renda e distribuição geográfica desse grupo. As entrevistas foram feitas entre 15 e 24 de novembro. A margem de erro é de 2,1 pontos percentuais. O grau de confiança é de 95%. O relatório está disponível para download gratuito aqui.