Twitter/Grin Brasil

Patinete da Grin em uso no Rio de Janeiro

A Grow Mobility, empresa de aluguel de bicicletas e patinetes elétricos pelas marcas Yellow e Grin (Android, iOS), informou nesta quarta-feira, 22, uma rodada de demissões e o encerramento de sua operação em 14 cidades: nas capitais Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS) e Vitória (ES); e nas cidades Campinas (SP), Guarapari (ES), Santos (SP), São Vicente (SP), São José dos Campos (SP), São José (SC), Torres (RS) e Vila Velha (ES).

Além do fim dos serviços nessas localidades, a companhia informou que o aluguel de bicicletas está temporariamente fora de circulação nas cidades remanescentes em que a empresa atua. São elas: São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro.

A decisão faz parte de um processo de reestruturação e ajuste operacional. Os primeiros relatos que circulam pela web indicam que pelo menos 50% dos colaboradores foram demitidos.

Lado da empresa

A empresa foi procurada por Mobile Time nesta tarde. Em nota, disse que não podem revelar o percentual ou a quantidade de funcionários demitidos por “questão estratégica”. Diz o comunicado: “A Grow anunciou medidas que fazem parte de um processo de reestruturação. Eficiência econômica é um dos desafios da empresa. Por isso, em 2020, a meta é aperfeiçoar a oferta de seus serviços nas cidades em que atua e expandir suas operações com responsabilidade. A Grow também está em busca de parcerias públicas e privadas para fortalecer e expandir sua operação”.

Sobre a suspensão do aluguel de bicicletas, a empresa explica que também é uma decisão de ajuste operacional, e, por enquanto, os veículos serão submetidos a “checagem e verificação das condições para operação e segurança”. Por sua vez, os patinetes que ficavam nas 14 cidades serão direcionados para as operações em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. E em relação aos usuários das cidades que a companhia deixa de atuar, a Grow revela que a comunicação foi feita por app e que todos já foram informados.

Vale lembrar, a Grow foi criada em janeiro de 2019 a partir da fusão entre Yellow e Grin. Com atuação em sete países na América Latina, a empresa de micromobilidade chegou a 20 milhões de corridas em novembro do ano passado – isso considerando o início das operações de Grin e Yellow em agosto de 2018.

Bicicletas da Yellow foram retiradas de circulação na reestruturação

Análise

Importante dizer que a rodada de demissão da Grow é a terceira em menos de um mês em grandes empresas de Internet no Brasil. Rappi também reduziu suas operações no País em janeiro ao demitir 6% de seus funcionário, e a Lime – rival da Grow em micromobilidade – fechou sua unidade no Brasil e não atende mais usuários locais.

Os cortes nessas empresas trazem receios e sinal amarelo às startups que atuam no Brasil. Por um lado, os fundos de investimento aportam dinheiro em empresas com mais facilidade desde 2019 por conta do câmbio, pois a maioria deles têm suas injeções baseadas em dólar (vide SoftBank), bem mais forte em relação ao real (cotação atual é US$ 1 por R$ 4,18). Por outro, alguns indicadores econômicos os afugentam: alto desemprego, com 12 milhões de pessoas em novembro; alta informalidade (39 milhões de trabalhadores autônomos); e crescimento baixo do PIB.