Um dia após demitir 14% de seus funcionários, a Uber anunciou nesta quinta-feira, 7, que lidera um investimento de US$ 170 milhões no Lime, app de aluguel e patinetes. Além da Uber, Alphabet, Bain Capital Ventures, GV e outros investidores antigos participam da rodada de aporte.

Com o movimento, as bicicletas e patinetes da Uber-Jump serão repassadas à Lime, assim como sua base de usuários e seus funcionários migrarão para a plataforma. Na estratégia das companhias, os usuários poderão acessar os serviços da Lime e Uber um no app do outro.

Após o aporte, Wayne Ting foi promovido de líder de estratégia e operações para CEO da Lime. Ele está na companhia desde 2018. Por sua vez, o antigo CEO e cofundador Brad Bao ficará como presidente do conselho da empresa de micromobilidade.

Cambaleantes

Importante lembrar que as duas empresas não estão em boa forma. Apenas nesta semana, a Uber demitiu 3,7 mil funcionários, deixou de atuar com Uber Eats em oito países e apenas sua subsidiária no Oriente Médio demitiu 536 pessoas. Nos dois casos, a companhia culpou a queda na receita causada pelo novo coronavírus.

Mesmo antes da Covid-19, a Lime estava cambaleante. A startup encerrou suas operações na América Latina e em outras cinco cidades nos Estados Unidos e Europa.