Fiserv

Com a entrada em operação do Pix Saque e do Pix Troco, qualquer estabelecimento comercial vai poder se transformar em um caixa eletrônico. Para atender a esse mercado, a Fiserv desenvolveu uma solução que adapta os softwares de frente de caixa de maneira a permitir a oferta do Pix Saque e do Pix Troco para o consumidor final. Um projeto piloto foi realizado ao longo de fevereiro com 20 estabelecimentos comerciais e o lançamento oficial acontece nesta semana.

Na prática, a solução da Fiserv faz a ponte entre o provedor de serviço de pagamento (PSP) e o sistema de frente de caixa do varejista. Para a conclusão da transação, é exibido um QR code para ser escaneado pelo consumidor com seu smartphone e o app do seu banco. No Pix Saque e no Pix Troco, o PSP remunera o varejista e a Fiserv por cada transação realizada. O consumidor tem direito a até oito operações desse tipo de graça por mês.

Hoje, as soluções de pagamento da Fiserv estão presentes em sistemas de 4 mil software houses brasileiras, instalados em 130 mil estabelecimentos comerciais que somam 400 mil check-outs no Brasil. Desse total, 17 mil já estão adaptados para receberem pagamento por Pix. A oferta do Pix Saque e/ou do Pix Troco é uma decisão que cabe a cada varejista, que pode também definir limites mínimos e máximos para transação variando ao longo do dia – mas sempre dentro dos limites definidos pelo Banco Central. 

A expectativa é de que a adesão dos varejistas ao Pix Saque e Pix Troco seja grande porque o serviço atrai mais clientes para dentro das lojas e gera uma receita nova para o lojista, explica Murillo Restier, diretor de venda se produtos da Fiserv, em conversa com Mobile Time.