A Meta liderou em três dos quatro resultados do índice do SKAdNetwork (SKAN), a rede da Apple que mensura a performance de campanhas no iOS sem prejudicar a privacidade do usuário. Em análise feita pela AppsFlyer sobre o segundo semestre de 2021, a plataforma Meta Ads ocupa a liderança em compra in-app (IAP) em jogos, engajamento in-app em outras verticais e IAP em outras verticais.

“Quando a SKAdNetwork foi lançada, a rede social iniciou um lento processo de adaptação à nova realidade. Por isso, ela ocupou somente o 2º lugar no primeiro Índice da SKAN na 13ª edição (primeiro semestre de 2021) – o que não era um resultado muito bom para uma empresa que sempre dominava os rankings do iOS antes da mudança do iOS 14”, diz trecho do relatório. “Com o passar do tempo, nós observamos indícios de que o modelo interno adotado pela Meta para lidar com a SKAN foi aprimorado, gerando resultados melhores para os anunciantes da plataforma”, completa.

De acordo com o relatório, que analisou 25 bilhões de instalações de 18 mil apps em 610 mídias – 1,8 mil apps e 32 fontes de mídias no SKAN –, TikTok for Business também teve bom resultado no período.

No resultado geral da indústria de publicidade, a AppsFlyer estima que entre o segundo semestre de 2020 e o segundo semestre de 2021, um quarto do total de orçamento para campanhas foi transferido do iOS para o Android.

Relembre

Em maio de 2021, a Apple adotou mudanças no sistema operacional iOS 14,5 para garantir a privacidade dos usuários. Antes do update, o consumidor era incluído no IDFA (device id da Apple) para o dono do aplicativo. Com ele, o desenvolvedor do app podia tanto vender como comprar espaço de mídia em outros apps. Se o usuário quisesse bloquear, precisava fazer o opt-out manualmente.

A partir da atualização do iOS 14.5, em maio deste ano, o rastreamento de dados do iOS ficou desativado por padrão. Isso significa que o usuário precisa entrar nas configurações do sistema operacional e dar o aceite (opt-in) para que os apps consigam rastrear os dados. Sem o opt-in, o desenvolvedor de app não tem acesso ao IDFA do consumidor.

Ao apresentar os resultados do balanço financeiro do terceiro trimestre de 2021, Mark Zuckerberg, CEO da Meta, disse que companhia sofreu com percalços no período que afetaram o resultado da companhia, em especial a mudança no sistema de rastreabilidade do iOS, que reduz a possibilidade de oferecer campanhas individualizadas e entregar resultados de campanhas mais assertivos aos assinantes.

Em fevereiro deste ano, Dave Wehner, CFO da holding, atribuiu à mudança no iOS 14.5 da Apple, com a introdução de dispositivo sobre privacidade (o Apple Tracking Transparency), uma redução em vendas de aproximadamente US$ 10 bilhões.