A ABDI começará um teste de rede privativa com 5G em Manaus na próxima sexta-feira, 24. Igor Calvet, presidente da associação, confirmou as provas durante o Fórum de Operadoras Inovadoras, evento organizado por Mobile Time e Teletime que aconteceu nesta quinta-feira, 22, em São Paulo.

O executivo explicou que 400 empresas na Zona Franca participarão do teste. A tecnologia a ser usada é o FWA na frequência de 3,5 GHz. A provedora da rede será a Ligga.

Calvet afirmou que pretende fomentar o uso do 5G com mais indústrias e cidades. A ideia da ABDI é apresentar mais casos de uso, em uma forma de mostrar que a quinta geração é viável para empresas que desejam investir em redes privativas.

Vale lembrar, a operadora faz a intermediação de testes com luminárias públicas e conectividade em cidades do Brasil, como Campina Grande/PB, além de uma prova com rede privativa com Claro e Ericsson para a WEG em Santa Catarina.

Fórum das Operadoras Inovadoras

Fórum das Operadoras Inovadoras continua nesta quinta-feira, 23, no WTC, em São Paulo. Em seu segundo dia, o evento promovido por Mobile Time e Teletime contará com painéis sobre os desafios comerciais e regulatórios das MVNOs, FWA e integração de ISPs com as redes neutras. Participarão dos debates executivos de Veek, Rico Telecom, Magalu, Qualcomm, Omdia, Huawei, Intelbras, Nokia, American Tower, entre outras empresas.