A Ligga anunciou a implementação de uma rede celular privativa na UniSantaCruz em Curitiba nesta sexta-feira, 15. Oficialmente a rede de quinta geração será implementada no próximo dia 24 de janeiro, mas a operadora adiantou detalhes técnicos do serviço que atenderá os 18 mil alunos e professores da instituição de ensino.

A rede tem uma licença de teste (temporária) da Anatel na frequência de 3,5 GHz. Com apoio de Databahn, CPQD e Baicells, o local contém uma ERB no padrão standalone (SA). O local contará ainda com um laboratório 5G.

Além disso, uma série de aplicações serão testadas no local com foco em educação, como:

  • Óculos de realidade aumentada para aulas de anatomia humana;
  • Câmeras em 360º para aulas interativas de Ensino a Distância (EaD);
  • Escaneamento facial para liberação do acesso à instituição;
  • Check-in e registro de presença automático após o acesso;

Outra aplicação de teste será um totem de atendimento para alunos verificarem notas e horários de aulas, por exemplo.

Importante dizer, a implementação de redes celulares privativas não é novidade no setor de educação. De acordo com o Mapa do Ecossistema de Redes Celulares Privativas no Brasil do Mobile Time, cinco das 128 redes implementadas eram voltadas à educação, uma delas ainda em prova de conceito (PoC).

Também vale lembrar que a Ligga arrematou no leilão do 5G frequência para atuar no Paraná, São Paulo e na região norte do País. Recentemente, a companhia explicou para esta publicação o grande potencial que enxerga em redes privativas, em especial na Zona Franca de Manaus.