A partir da meia-noite desta sexta-feira, 31, a Rio-Santos (BR-101) iniciará a cobrança dos pedágios por meio do free flow, conforme autorização da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

O free flow é um sistema de pedágio no qual o motorista não precisa parar para fazer o pagamento. No caso da BR-101, sob concessão da CCR RioSP, a rodovia ganha uma estrutura de metal na estrada em formato de pórticos, substituindo as praças de pedágio, em três pontos: Mangaratiba (km 477); Itaguaí (km 414); e Paraty (km 538). Ao passar pelos pórticos, o motorista só precisa respeitar o limite de velocidade do trecho e seguir, pois não há nenhuma barreira física, como os boxes e as cancelas.

Este tipo de instalação cobra do motorista por meio das tags já conhecidas– como a ConectCar, Sem Parar, Veloe, entre outras – ou a partir da leitura da placa do veículo. Neste caso, o motorista precisa realizar o pagamento por outros meios, como site, o app da CCR RioSP (Android, iOS) ou WhatsApp – pelo telefone (11) 2795-2238 –, em um prazo de até 15 dias corridos.

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Pagamento Automático para Mobilidade (Abepam), atualmente, mais de 9 milhões de brasileiros utilizam tags.

Valores

Durante a semana, de 6h de segunda-feira, às 18h de sexta-feira cada pedágio custará R$ 4,10 para todos os tipos de veículo. Nos fins de semana, das 18h de sexta-feira, às 6h de segunda-feira, os valores vão para R$ 6,80.