A abertura das redes LoRa para o roaming de dispositivos de Internet das Coisas (IoT) de outras tecnologias, como Sigfox, está em discussão no âmbito da LoRa Alliance. O que for decidido será seguido pela American Tower, garante Janilson Bezerra, diretor de novos negócios da companhia, em conversa com Mobile Time, durante o Fórum de Operadoras Inovadoras, evento realizado em parceria com Teletime, nesta quarta-feira, 22, em São Paulo.

Bezerra pondera, contudo, que essa integração não é simples, do ponto de vista tecnológico, pois envolve não apenas protocolos diferentes, mas também frequências não licenciadas variadas. As aplicações que mais poderiam se beneficiar de um roaming entre redes IoT seriam as de gestão de cargas ou de ativos em geral, como frotas de navios, destaca Bezerra.

Vale lembrar que a Unabiz, nova dona da rede Sigfox, está trabalhando para abrir sua rede para dispositivos LoRa. Em entrevista para Mobile Time, nesta semana, seu CEO, Henri Bong, previu que isso deve acontecer ainda este ano.