A Unabiz, nova dona da Sigfox, está adotando uma estratégia completamente diferente da gestão anterior. Em vez de fechar o ecossistema Sigfox, sua intenção é abri-lo, buscando a convergência com outras tecnologias LPWAN, como LoRa. Sua ideia é promover a produção de devices e sensores que operem com múltiplos protocolos de comunicação para IoT e viabilizar o roaming entre redes diferentes. Ela própria, Unabiz, está desenvolvendo um sistema de billing (BSS) para prover ainda este ano um serviço de roaming para devices de outras redes que queiram usar também a conectividade das 77 operadoras Sigfox espalhadas pelo mundo, revela Henri Bong, CEO  da Unabiz, em conversa com Mobile Time.

“Acreditamos na união das tecnologias LPWAN (Low Power Wide Area Network). Acreditamos em parcerias nas mesmas bandas não-licenciadas com vários protocolos, incluindo LoRa”, afirmou o executivo.

A Unabiz espera não ser a única agregadora a prestar o serviço de roaming em LPWAN, porque sua ideia é que os devices Sigfox também possam no futuro acessar outras redes LPWAN.

Bong atribui a recuperação judicial da Sigfox à estratégia da antiga gestão de trabalhar em um ecossistema fechado. “O maior erro da Sigfox foi o modelo de negócios. Foi forçar as operadoras a fazer conectividade pura. Tinham a melhor tecnologia, mas não a compartilhavam. O espírito era ‘nós somos os melhores’. Só que isso não funcionou. Eu quero fazer completamente diferente”, assegurou. O CEO da Unabiz enxerga o Sigfox como uma tecnologia de alta qualidade, mas entende que é preciso abraçar a convergência com as demais, em uma estratégia mais centrada no cliente, não na solução em si.

0G

A Unabiz chama o Sigfox de “0G”, para se contrapor à constante evolução das redes móveis, que obrigam as operadoras a fazerem recorrentes e pesados investimentos em infraestrutura. A proposta do Sigfox é ser uma rede barata, com baixo consumo de energia e longeva. “Eu amo Sigfox. Amo LPWAN. Acredito que IoT massivo pode ter impacto real no mundo. Vivemos em uma época em que cada microWatt de consumo de energia faz diferença para o futuro”, comentou.

Hoje existem 11 milhões de devices Sigfox conectados no mundo distribuídos principalmente por quatro verticais: rastreamento, telemetria, gerenciamento de ativos, e segurança residencial.

Brasil

O Brasil é um dos mercados prioritários para a Unabiz neste momento. “Estamos felizes com Japão e Europa. Não estamos na China e na Índia ainda. E temos parcerias com operadoras rurais nos EUA. O Brasil é o nosso próximo grande mercado. Temos centenas de milhares de devices com utilities no Brasil. Mas o potencial é de 56 milhões. O Brasil tem um ecossistema local de desenvolvedores de soluções e de especialistas em eletrônica que pode nos ajudar a escalar”, avalia Bong.

Fórum de Operadoras Inovadoras

Um balanço sobre os quatro anos do Plano Nacional de IoT será tema de debate em painel no 6º Fórum de Operadoras Inovadoras, evento organizado por Mobile Time e Teletime e que acontecerá nesta semana, nos dias 22 e 23 de março, no WTC, em São Paulo. A agenda atualizada e mais informações estão disponíveis em www.operadorasinovadoras.com.br.