O CEO da Allied, Silvio Stagni, afirmou que o ano de 2024 deve ser melhor para a empresa no Brasil ante 2023. Em conferência com a imprensa e analistas de mercado nesta sexta-feira, 22, o executivo apontou a melhora na macroeconomia como fator preponderante para essa percepção mais otimista da empresa.

O principal motivo para o otimismo do executivo para o cenário nacional é a constância na queda da taxa de juros (Selic) que, em sua visão, significa para varejistas, distribuidores e ecossistema móvel uma redução do preço na ponta e a possibilidade de voltar a “esticar” os prazos de pagamento para o consumidor.

Outro ponto que colabora para um 2024 melhor para a Allied em vendas de dispositivos móveis é o fim da crise da Americanas. Embora esteja ainda em recuperação judicial, Stagni afirmou que a Americanas voltou a ser cliente da Allied e os demais varejistas voltaram a receber crédito no mercado financeiro para dar mais elasticidade em suas operações.

“Em 2024, nós teremos um ‘custo do dinheiro’ menor que 2023. Isso vai se traduzir em um possível número de prestações maior para comprar eletrônicos. Além da baixa de juros, nós também temos programas do governo (Desenrola Brasil) diminuindo o nível de inadimplência dos consumidores. Portanto, estamos bastante otimistas com o ano”, disse o CEO.

O executivo afirmou que o sentimento otimista foi corroborado por executivos do varejo que participaram do evento Allied Conecta na última semana. Ao menos 50, segundo o CEO, compartilharam a mesma visão.

Linhas de negócios

Se 2023 foi um ano de estabilidade e resiliência para a Allied no Brasil, 2024 será o ano de expansão dos negócios da empresa. Em especial, Stagni citou:

  • A Trocafy vai para mais lojas da Samsung e varejo, além de iniciar a operação de trade-in com a Fast Shop e ampliação da oferta de recondicionado em diversas categorias de eletrônicos;
  • A financeira Soudi deve expandir a carteira com foco na rentabilidade;
  • haverá expansão de produtos e serviços par ao varejo B2B
  • E no varejo B2C a aposta é na expertise para operacionalizar programas estratégicos, como fazem com Samsung em lojas físicas e Apple com Itaú.

América Latina

Paralelamente, a operação da Allied na América Latina vai se expandir para mais países na região. Atualmente, a distribuidora gerencia a operação LatAm a partir de Miami para 16 países da região. O CEO também confirmou o aumento do portfólio com a entrada da Motorola, ao lado de Apple e Google.

Imagem principal: Silvio Stagni, CEO da Allied (reprodução: Allied Day em 2023)