Na quarta-feira, 21, o Subcomitê de Política de Concorrência, Antitruste e Direitos do Consumidor do Senado dos Estados Unidos realizou uma audiência com foco em lojas de aplicativos, como App Store e Google Play. O Senado chamou testemunhas de várias empresas que acusaram a Apple de abusar de sua posição dominante. Entre elas, Spotify (Android, iOS) e Match, dona do aplicativo Tinder (Android, iOS), e da Tile.

“A Apple está abusando de sua posição dominante como guardiã da App Store para se isolar e colocar serviços concorrentes como o Spotify em desvantagem”, disse Horacio Gutierrez, conselheiro geral da Spotify. Gutierrez prosseguiu dizendo que os desenvolvedores terceirizados são o que tornam o iPhone tão bem-sucedido, acrescentando que a Apple tem uma longa história de “usar políticas da App Store para frustrar o Spotify e beneficiar a Apple Music”.

O representante legal da Match, Jared Sine, compartilhou com os senadores como a Apple rejeitou uma atualização do aplicativo Tinder que continha recursos para melhorar a segurança do usuário. Quando Sine contatou um executivo da Apple, ele “discordou de nossa avaliação de como administrar nosso negócio” e “manter os usuários seguros”.

Kirsten Daru, da Tile, disse que a nova plataforma “Find My” que a Apple lançou dias antes do AirTags é apenas uma tentativa de entrar no mercado de trackers e assumir o controle. Daru também citou o “fluxo mágico de integração” dos acessórios originais da Apple como evidência do comportamento anticompetitivo da empresa.

Kyle Andeer, diretor de conformidade da Apple, também testemunhou na audiência dizendo que a App Store revolucionou a distribuição de software. Ele reiterou a posição da Apple de que as taxas da App Store são muito mais baixas do que os preços históricos de distribuição de software e que seus controles rígidos visam garantir qualidade, segurança e privacidade do usuário.

A senadora democrata Amy Klobuchar, presidente do subcomitê antitruste, comparou a Apple e o Google a guardiões que têm o poder de decidir se aplicativos de terceiros podem realmente ser distribuídos para usuários de iPhone ou Android, acrescentando que está se tornando um problema quando a Apple e o Google criam software concorrente.

As investigações do Senado continuarão nas próximas semanas

Efeito estufa

O governo dos Estados Unidos se comprometeu em cortas as emissões de gases do efeito estufa no país pela metade até 2030. O presidente Joe Biden conta com o apoio de empresas do setor de tecnologia como Apple e Alphabet. A meta representaria quase o dobro do compromisso dos EUA sob o acordo climático de Paris de 2015, quando o então presidente Barack Obama prometeu cortar as emissões em 26-28%, em comparação com os níveis de 2005.