A operadora inglesa BT e a canadense Telus acreditam que o advento do 5G é uma oportunidade para as teles se transformarem em provedores de serviços digitais, em vez de meros provedores de conectividade móvel. Representantes das duas teles presentes no evento WeMeet, organizado pela WeDo nesta terça-feira, em Cascais, Portugal, reforçaram esse discurso, que também foi muito falado por outras operadoras e fornecedores de rede durante o Mobile World Congress deste ano.

“Para destravar o potencial do 5G precisamos adotar um modelo operacional de 5G, mudando de provedor de conectividade para parceiro digital”, comentou Andreas Manolis, líder do grupo de garantia de negócios da BT. “Está na hora de sermos disruptivos em vez de outros serem disruptivos conosco. É hora de mudanças radicais”, acrescentou.

Mange Kumarasamy, CMO de telemetria da Telus, concordou: “Não queremos ser atingidos por um trem como foram os taxistas e a indústria hoteleira. Não podemos ficar para trás. Hoje vendemos smartphones. Amanhã, com IoT, poderemos vender produtos diferentes, até geladeiras, pois tudo estará conectado. O 5G definitivamente será importante (para as teles)”.