A Indonésia limitou o uso do Instagram e do WhatsApp no país. De acordo com o ministro da Coordenação de Assuntos Políticos, Jurídicos e de Segurança, Wiranto, o governo bloqueou o acesso a plataformas das mídias sociais em certas áreas do país para limitar a disseminação de notícias falsas. A determinação deve durar até que as tensões se acalmem, mas, no momento, estão em alta devido aos protestos em curso na capital, Jacarta, em função dos resultados da eleição presidencial. A decisão ocorreu nesta quarta-feira, 22, e foi noticiada pelo site Coconuts.

De acordo com o site TechCruch diversos moradores da Indonésia estão reportando dificuldades em enviar mensagens via WhatsApp, assim como vídeos, fotos e mensagens de voz. Essas restrições aumentam quando os usuários usam serviços de dados móveis ou Wi-Fi através de uma VPN.

As limitações ao uso das mídias sociais chegam no momento em que a Indonésia enfrenta tensão política após a divulgação dos resultados de sua eleição presidencial na terça-feira, 21. O candidato derrotado Prabowo Subianto disse que desafiará o resultado no tribunal.

Tumultos eclodiram em Jacarta, na terça à noite, matando pelo menos seis pessoas e deixando mais de 200 feridos. Depois disso, as autoridades alegaram que informações falsas e fraudes sobre a natureza dos motins e das pessoas que teriam participado deles começaram a se espalhar no Instagram e no WhatsApp.

As hastags #InstagramDown e #WhatsappDown estão em alta no Twitter.

Outros casos

O Facebook já enfrentou restrições ou bloqueios semelhantes anteriormente. No Siri Lanka, por exemplo, em abril, o serviço foi proibido por dias durante ataques terroristas no país. A Índia, que estava em eleições gerais expressou sua preocupação com a incapacidade de o Facebook conter a disseminação de notícias falsas no WhatsApp, o maior aplicativo de mensageria no país, com mais de 200 milhões de usuários mensais.

Ano passado, um relatório concluiu que o Facebook não fez o suficiente para impedir a violência que se alastrou em Mianmar, país do sudeste asiático.

Até mesmo no Brasil essa preocupação foi levantada durante as eleições presidenciais, em 2018, com o Facebook anunciando, na época que havia banido centenas de milhares de contas durante as eleições brasileiras.