O Aria, nova inteligência artificial integrada ao navegador Opera, foi lançado para todos os usuários Android e é o resultado da colaboração entre a Opera e a OpenAI. O serviço oferece aos usuários acesso gratuito a uma ferramenta GPT – serviço de IA generativa – com a possibilidade de ter resultados em tempo real da web. Integrado ao navegador, o Aria permite que os usuários colaborem com a IA enquanto procuram informações, geram texto ou código ou obtêm respostas para suas perguntas.

A plataforma móvel oferece uma variedade de recursos ao usuário, como VPN gratuita integrada, serviços VPN Pro e um bloqueador de anúncios integrado. VPN significa “Virtual Private Network” (Rede Privada Virtual) e dá a oportunidade de estabelecer uma conexão de rede protegida ao usar redes públicas. Além disso, a IA no Opera é uma experiência opcional, controlada pelo usuário. Quando escolher usá-la, é possível que o Aria forneça insights e respostas, ideias novas e responda a comandos de voz.

Esse sistema de navegação integrada com a inteligência artificial vem se mostrando cada vez mais presente e marca um novo tipo de experiência de navegação para o futuro da web. No início deste ano, a Microsoft anunciou uma nova versão de seu mecanismo de busca Bing, alimentado por uma atualização da mesma tecnologia de IA que sustenta o ChatGPT. A empresa lançou o produto junto com novos recursos aprimorados por inteligência artificial para seu navegador Edge.

O Aria é capaz de acessar a Internet em tempo real, de forma que pode ser usado para fazer pesquisas, assim como o Bing com ChatGPT. No entanto, o Bing é um buscador, enquanto a Aria é uma solução nativa de IA com a qual o usuário pode interagir diretamente pelo browser.