Nesta demonstração, a pessoa pesquisa, durante um chat com outra, opções de sobremesa que combinam com lasanha. (Crédito: divulgação)

O novo Bing, baseado na mesma tecnologia do ChatGPT, da OpenAI, chegou a teclados de aplicativos de dispositivos móveis, nesta quinta-feira, 13. Isso está sendo feito por meio do SwiftKey (Android, iOS), um teclado inteligente da Microsoft, que pode ser integrado a outros aplicativos compatíveis. Ele ganhou três funções baseadas na inteligência artificial (IA) do novo navegador.

A integração com o novo Bing, que já conta com 100 milhões de usuários ativos mensais, segundo a Microsoft, ocorre por meio das funções chamadas de Pesquisa, Chat e Tom. O logo do Bing fica na parte de cima do teclado. Ao clicar no botão, aparecem as três opções, que auxiliam o usuário a escrever o texto por meio de IA generativa.

A Microsoft havia introduzido a IA nos aplicativos móveis do Bing (Android, iOS) e do Edge (Android, iOS), assim como nas versões desktop e móvel do Skype (Android, iOS). O SwiftKey, porém, pode ser definido como padrão do sistema operacional para ser usado em qualquer app que tenha suporte a teclado de terceiros. Até cinco idiomas podem ser integrados.

Funções

Com a funcionalidade Chat, é possível acessar o novo Bing para consultas rápidas sobre algum assunto, como é feito com o ChatGPT. Em uma demonstração da Microsoft, uma pessoa pergunta a outra, em um chat, se ela pode levar uma sobremesa para um jantar com seis pessoas, no qual haverá lasanha. Por meio do Bing, ela rapidamente pesquisa por uma receita de sobremesa que combina com lasanha. O assistente virtual responde com os ingredientes a serem comprados.

Por meio do recurso Tom, a IA para personaliza o texto que está sendo escrito, a fim de adequá-lo a um tom específico. É possível, por exemplo, escolher um estilo de escrita mais formal para uma mensagem a um colega de trabalho. Ou, então, selecionar uma palavra que se encaixe melhor no contexto. A mensagem pode soar mais profissional, casual, educada ou até mesmo concisa, para um post em rede social, além de outros tons.

Já a funcionalidade de Pesquisa permite fazer buscas rapidamente no Bing, a partir do teclado, sem precisar trocar de aplicativo. Segundo a empresa, isso pode ajudar quando se está conversando com uma pessoa e, no meio de uma conversa, é preciso procurar informações sobre algo, como o clima, restaurantes próximo ou preço de ações.

Disponibilidade

O recursos podem ser usados nos mercados onde o novo Bing está disponível. A Pesquisa está aberta para qualquer pessoa com o SwiftKey instalado, mas o acesso ao Tom e Chat requer uma conta da Microsoft aprovada para acesso prévio ao novo Bing.