A partir de agora, os motoristas de táxi cadastrados no 99 no Rio de Janeiro e em São Paulo podem oferecer aos passageiros 20% de desconto nas corridas. O taxista entra e sai da promoção livremente, a qualquer momento do dia. A ideia é que ele use essa ferramenta em períodos de baixa procura, como uma forma de atrair clientes. O desconto é pago pelo motorista, não pela 99, cabe ressaltar. A ideia era uma demanda antiga dos próprios taxistas, diz a empresa.

O passageiro, por sua vez, no momento da solicitação da corrida, escolhe entre motoristas que oferecem desconto ou os que não. No ar em São Paulo desde segunda-feira passada, 18, a opção com desconto atraiu 10 mil motoristas e gerou mais de 35 mil corridas. No Rio de Janeiro, o lançamento aconteceu no dia seguinte, terça-feira, 19.

A medida é uma forma de os taxistas enfrentarem a concorrência com o Uber, especialmente na modalidade Uber X, cuja tarifa costuma ser bem mais baixa que aquela dos taxímetros. A Easy, concorrente da 99, já havia lançado uma opção similar, mas com 30% de desconto bancado pelo taxista.