Três aplicativos de táxi foram homologados pela Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) do Rio de Janeiro para operarem na capital fluminense: 99, Easy e Wappa. A homologação foi publicada nesta sexta-feira, 22, no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro. A homologação era uma exigência de um decreto publicado em maio passado pelo prefeito Eduardo Paes.

Para receberem a homologação, os apps precisam ter pagamento eletrônico; identificar o condutor com foto, assim como o modelo do veículo e sua respectiva placa; utilizar mapas digitais para monitoramento do trajeto em tempo real; permitir a avaliação do motorista pelo passageiro; e emitir um recibo eletrônico com dados da viagem.

Os apps homologados passarão a enviar para a SMTR informações sobre todas as corridas realizadas no Rio de Janeiro, incluindo origem e destino, data e hora de embarque, distância percorrida, duração, valor pago e a avaliação feita pelo passageiro, incluindo eventuais comentários ou críticas.

Em contrapartida, os apps serão informados antecipadamente sobre mudanças no trânsito da cidade; poderão usar o brasão da prefeitura em sua comunicação local; e serão indicados pela prefeitura como opções homologadas de transporte durante os grandes eventos realizados na cidade.