[Atualização às 18h42 de 22/07/2021, ao contrário do informado, a AgriDecision é uma empresa brasileira] A Arqia firmou parceria com a AgriDecision para avançar em sua oferta de conectividade e sensores de Internet das Coisas (IoT) para o agronegócio brasileiro. Os primeiros frutos dessa parceria acontecem com testes em um espaço de 100 hectares de duas vinícolas do Rio Grande do Sul, Casa Valduga e Casa Perini.

“Nossa expectativa com o agronegócio é grande, pois o contingente de propriedades ainda não atendidas por infraestrutura de conectividade ainda é muito elevada em todas as regiões do País. Segundo estudo da Global Data é a vertical de IoT que mais crescerá nos próximos anos”, disse Eduardo Resende, diretor da operadora, em conversa com Mobile Time.

Para este público, a Arqia entra com conectividade com ERBs em regiões remotas, rede de fibra ótica e plataforma agnóstica para gestão dos dados. A AgriDecision traz o conhecimento tecnológico e os sensores de IoT para otimização da produção de vinhos no campo. Esses sensores podem medir, por exemplo, o uso de defensivos químicos, conferindo mais qualidade à plantação, além de ajudar na redução de custos.

Modelo de negócios e 5G  

O executivo da operadora de IoT/M2M explica que o modelo de negócios é baseado em “cada proposta” e em “desenvolver a melhor solução específica para aquele cliente”, independentemente do segmento. No agro, o diretor afirma que as iniciativas surgem como resposta às demandas do mercado de conectividade e digitalização de processos.

O agro está entre os investimentos prioritários da firma. Isso inclui modernização de plataformas para atender o 5G e a criação de um ecossistema de serviços e soluções para as principais verticais de IoT no Brasil. “A digitalização e a chegada do 5G serão fatores para o crescimento do setor, que com certeza vai exigir cada vez mais infraestrutura”, completou Resende.

Vale lembrar, o Grupo Datora, controladora da Arqia, informou recentemente a esta publicação que está trabalhando em um core para redes 5G standalone. Outra vertical que a operadora entrou recentemente foi o de conectividade para eletropostos.