Ilustração: Cecília Marins

A Competition and Market Authorithy (CMA) do Reino Unido notificou seis grandes bancos por não seguirem as regras do sistema financeiro britânico, como informar os clientes pelos serviços, mostrar taxas corretas e atualizadas em suas contas e até mostrar os locais de agências e caixas eletrônicos.

Dos seis bancos, aquele que precisou tomar a medida mais drástica foi o MetroBank, que cobrou a mais de 92 correntistas por entrarem em regime de cheque especial. Após ser notificado pelo regulador, a instituição precisou reembolsar seus clientes.

Os outros casos são:

  • O Barclay não atualizou suas páginas na web com informações mais recentes de taxas bancárias que pratica no saque;
  • O Bank of Ireland não trouxe as informações sobre agências que fechou no open banking, tinha informações erradas sobre cobranças nas contas e usuários de tablet não receberam um link com informações sobre qualidade do serviço do banco via app;
  • O HSBC deixou de informar sobre o valor máximo que pode cobrar dos clientes no saque e também trazia informações desatualizadas de cobrança de taxas em seu site;
  • O Lloyd Bank enganou os clientes com informações de qualidade de serviço errôneas sobre contas correntes de pessoa física e jurídica, além de não manter as taxas de juros atualizadas em seu site;
  • E o NatWest não atualizou informações sobre agência e caixas eletrônicos que deixaram de funcionar, além de compartilhar dados incorretos sobre taxas de juros para empréstimos a pequenos negócios com uma plataforma de comparação de preços.

Os seis bancos garantiram à autoridade britânica que farão mudanças em suas estruturas para corrigir as falhas. Entre as alterações estão destruir material promocional com informações incorretas, atualizar suas listas de checagem internas (como analisar e atualizar os sites) e treinar novamente os seus estafes.