|Atualização em 26 de julho às 12h10 com a informação sobre os responsáveis pela emissão no Rio Grande do Sul| A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) começa a ser emitida na próxima semana. Os primeiros documentos serão emitidos no Rio Grande do Sul, a partir da próxima terça-feira, 26, pelo Instituto-Geral de Perícias (IGP/RS) em parceria com a Valid. Os próximos órgãos de identificação civil a emitir serão Acre, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais e Paraná. Ainda não há previsão de emissão nos demais estados.

A nova carteira de identidade chega com um QR code e adotará o número de inscrição no CPF como registro geral, único e válido para todo o Brasil. Haverá validações biográficas e biométricas antes da emissão da carteira.

Por enquanto, as novas CINs emitidas serão aquelas de cidadãos que estiverem com as informações no CPF de acordo com suas certidões atualizadas. Quem não possuir ou estiver com as informações incorretas no CPF poderão recorrer aos canais de atendimento à distância da Receita Federal para resolver sua situação.

No futuro, os próprios órgãos de identificação civil farão novas inscrições e atualizações no CPF.

O lançamento da CIN aconteceu no dia 28 de junho e o governo, então, informou que as emissões começariam a partir de 4 de agosto. Ou seja, houve uma antecipação da data.

A CIN terá sua versão digital. Para solicitá-la, o brasileiro deverá fazer o pedido pela plataforma Gov.br, mas somente após a emissão da carteira física.