CIN; carteira de identidade nacional

Presidente Jair Bolsonaro e ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres entregam a nova CIN e apresentam o novo passaporte. Foto: Tom Costa/MJSP

O presidente Jair Bolsonaro entregou a primeira remessa do novo modelo de carteira de identidade nacional (CIN) na última segunda-feira, 28. Lançado em fevereiro deste ano, o documento chega com um QR code e usa o número do CPF como identificação. Neste mesmo dia, também foi lançado o novo passaporte.

A partir de 4 de agosto, os brasileiros moradores de Acre, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, poderão solicitar a CIN aos institutos de identificação desses estados. Os demais estarão aptos a emitir o novo documento a partir de março de 2023.

A substituição será feita de forma gradual e gratuita. É importante ressaltar que a identidade atual continua válida até 2032.

A CIN terá sua versão digital. Para solicitá-la, o brasileiro deverá fazer o pedido pela plataforma Gov.br, mas somente após a emissão da carteira física.

Passaporte

O documento para viagens conta com fundos invisíveis fluorescentes. No modelo anterior, apenas o número da página variava sob exposição UV. Com a nova versão, são sete composições diferentes. A página de identificação também foi atualizada, apresentando uma imagem fantasma da foto do dono do passaporte em preto e branco. Há também uma imagem da foto formada por dados biométricos da pessoa. De acordo com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, essas informações são protegidas por um laminado de segurança.

O novo modelo começa a ser produzido em setembro deste ano. O serviço de emissão do documento, no modelo anterior, continua normalmente. O prazo de validade do passaporte é de 10 anos.