A Ford lançou o aplicativo Auto Busca (Android), voltado para reparadores e oficinas independentes de veículos da montadora. A proposta é conectá-los às concessionárias para a compra de peças de reposição Ford, Motorcraft e Omnicraft para veículos fora do período de garantia.

A plataforma permite a gestão centralizada de todo o processo, desde o catálogo de peças, logística e pagamento até a garantia e atendimento ao cliente.

O Auto Busca permite ao reparador comparar o preço de cada item dentro da rede de concessionárias da Ford. O pagamento pode ser feito em até 12 vezes por cartão de crédito, com parcelamento variável conforme cada concessionária, ou boleto bancário, por meio de uma parceria com o Pagar.me, empresa de tecnologia de pagamentos digitais do grupo Stone.

Para a entrega, a parceria é com a Loggi, empresa de tecnologia que localiza o entregador mais próximo para realizar o serviço, que poderá ser acompanhado em tempo real.

O portfólio inicial de produtos tem cerca de 2 mil peças das marcas Ford, Motorcraft e Omnicraft, incluindo itens como aditivo de radiador, amortecedores, baterias, bombas, componentes de suspensão, discos e pastilhas de freio, embreagens, filtros, óleos para motor, palhetas e velas de ignição. Como o app é integrado ao catálogo de peças das marcas, o reparador tem informações detalhadas dos itens, diminuindo as chances de uma compra errada ou desnecessária.

Por enquanto, o app está disponível para testes em Florianópolis e São José, em Santa Catarina, cidades que contam com 700 oficinas independentes, segundo a Ford. Aos poucos, será feita a expansão para outras regiões, assim como haverá aumento do número de produtos e funcionalidades no portfólio. Até o final do ano, o Auto Busca estará disponível nas cidades de Curitiba (PR), Campinas (SP) e Porto Alegre (RS), devendo ganhar abrangência nacional a partir de 2020.

No site Reparador Ford, os profissionais das oficinas independentes consultam mais informações sobre o app, verificam se o CEP da oficina já é atendido pela plataforma e podem se cadastrar.